Segue ai o vídeo com as quatorze motos mais velozes do mundo.
terça-feira, 15 de abril de 2014
As Quatorze Motos mais Velozes do Mundo
A velocidade sempre causou fascínio no homem, primeiro foi o cavalo que poderia atingir uma velocidade de até 80 km/h. Com a criação da industria automobilística surgiram as motocicletas, que cada vez ficam mais modernas e mais velozes, também rende a nós apaixonados altas doses de adrenalina.
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ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
3) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Uma oração subordinada adverbial é aquela que
exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração
principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, modo, fim, causa, condição, hipótese,
etc. Quando desenvolvida, vem introduzida por uma das conjunções subordinativas
(com exclusão das integrantes). Classifica-se de acordo com a conjunção ou
locução conjuntiva que a introduz.
Por Exemplo:
Durante a madrugada,
eu olhei você dormindo.
Oração Subordinada Adverbial
Oração Subordinada Adverbial
Observe que a oração em destaque agrega uma
circunstância de tempo. É, portanto, chamada de oração
subordinada adverbial temporal. Os adjuntos adverbiais são termos
acessórios que indicam uma circunstância referente, via de regra, a
um verbo. A classificação do adjunto adverbial depende da exata compreensão da
circunstância que exprime. Observe os exemplos abaixo:
Naquele momento, senti uma das
maiores emoções de minha vida.
Quando vi a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.
Quando vi a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.
No primeiro período, "naquele momento" é
um adjunto adverbial de tempo, que modifica a forma verbal "senti".
No segundo período, essse papel é exercido pela oração "Quando vi a
estátua", que é, portanto, uma oração subordinada adverbial temporal. Essa
oração é desenvolvida, pois é introduzida por uma conjunção
subordinativa (quando) e apresenta uma forma verbal do modo
indicativo ("vi", do pretérito perfeito do indicativo).
Seria possível reduzi-la, obtendo-se:
Ao ver a estátua, senti uma das
maiores emoções de minha vida.
A oração em destaque é reduzida, pois
apresenta uma das formas nominais do verbo ("ver" no
infinitivo) e nãoé introduzida por conjunção subordinativa, mas sim
por uma preposição ("a", combinada com o artigo "o").
Obs.: a classificação
das orações subordinadas adverbiais é feita do mesmo modo que a
classificação dosadjuntos adverbiais. Baseia-se
na circunstância expressa pela oração.
Circunstâncias Expressas pelas
Orações Subordinadas Adverbiais
a) Causa
A ideia de causa está
diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do
que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que
determina um acontecimento".
Principal conjunção subordinativa causal: PORQUE
|
Outras conjunções e locuções causais: como (sempre
introduzido na oração anteposta à oração principal),pois, pois que, já que,
uma vez que, visto que.
Exemplos:
As ruas ficaram
alagadas porque a chuva foi muito forte.
Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve alternativa a não ser cancelá-lo.
Já que você não vai, eu também não vou.
Por ter muito conhecimento (= Porque/Como tem muito conhecimento), é sempre consultado. (Oração Reduzida de Infinitivo)
Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve alternativa a não ser cancelá-lo.
Já que você não vai, eu também não vou.
Por ter muito conhecimento (= Porque/Como tem muito conhecimento), é sempre consultado. (Oração Reduzida de Infinitivo)
b) Consequência
As orações subordinadas
adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência,
que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas
conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto
que, etc., e pelas estruturas tão...que, tanto...que,
tamanho...que.
Principal conjunção subordinativa consecutiva: QUE (precedido de
tal, tanto, tão, tamanho)
|
Exemplos:
É feio que dói. (É
tão feio que, em consequência, causa dor.)
Nunca abandonou seus ideais, de sorte que acabou concretizando-os.
Não consigo ver televisão sem bocejar. (Oração Reduzida de Infinitivo)
Sua fome era tanta que comeu com casca e tudo.
Nunca abandonou seus ideais, de sorte que acabou concretizando-os.
Não consigo ver televisão sem bocejar. (Oração Reduzida de Infinitivo)
Sua fome era tanta que comeu com casca e tudo.
c) Condição
Condição é aquilo que se impõe como necessário para
a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem
o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato
expresso na oração principal.
Principal conjunção subordinativa condicional: SE
|
Outras conjunções condicionais: caso,
contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem
que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).
Exemplos:
Se o regulamento
do campeonato for bem elaborado, certamente o melhor time será
campeão.
Uma vez que todos aceitem a
proposta, assinaremos o contrato.
Caso você se case, convide-me
para a festa.
Não saia sem que eu permita.
Conhecendo os alunos (= Se conhecesse
os alunos), o professor não os teria punido. (Oração Reduzida de Gerúndio)
d) Concessão
As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às
ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato
inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada aocontraste,
à quebra de expectativa.
Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA
|
Utiliza-se também a conjunção: conquanto e
as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que,
apesar de que.
Observe este exemplo:
Só irei se ele
for.
A oração acima expressa uma condição: o fato
de "eu" ir só se realizará caso essa condição for satisfeita.
Compare agora com:
Irei mesmo
que ele não vá.
A distinção fica nítida; temos agora uma concessão:
irei de qualquer maneira, independentemente de sua ida. A oração destacada é,
portanto, subordinada adverbial concessiva.
Observe outros exemplos:
Embora fizesse
calor, levei agasalho.
Conquanto a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua à margem do mercado de consumo.
Foi aprovado sem estudar (= sem que estudasse / embora não estudasse). (reduzida de infinitivo)
Conquanto a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua à margem do mercado de consumo.
Foi aprovado sem estudar (= sem que estudasse / embora não estudasse). (reduzida de infinitivo)
e) Comparação
As orações subordinadas
adverbiais comparativas estabelecem uma comparação com
a ação indicada pelo verbo da oração principal.
Principal conjunção subordinativa comparativa: COMO
|
Por Exemplo:
Ele
dorme como um urso.
Utilizam-se com muita frequência as seguintes
estruturas que formam o grau comparativo dos adjetivos e dos advérbios: tão...como (quanto), mais (do) que,
menos (do) que. Veja os exemplos:
Sua sensibilidade é tão afinada quanto a
sua inteligência.
O orador foi mais brilhante do
que profundo.
Saiba que:
É comum a omissão do verbo nas orações subordinadas adverbiais
comparativas.
Por exemplo:
Agem como
crianças. (agem)
Oração Subordinada Adverbial Comparativa
No entanto, quando se comparam ações diferentes, isso não ocorre.
Por exemplo: Ela fala mais do que faz. (comparação do
verbo falar e do verbo fazer).
|
f) Conformidade
As orações subordinadas
adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade,
ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se
declara na oração principal.
Principal conjunção subordinativa conformativa: CONFORME
|
Outras conjunções conformativas: como,
consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).
Exemplos:
Fiz o
bolo conforme ensina a receita.
Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.
Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial, o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.
Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.
Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial, o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.
g) Finalidade
As orações subordinadas adverbiais finais indicam
a intenção, a finalidade daquilo que se declara na oração
principal.
Principal conjunção subordinativa final: A FIM DE QUE
|
Outras conjunções finais: que, porque (=
para que) e a locução conjuntiva para que.
Por Exemplo:
Aproximei-me
dela a fim de que ficássemos amigos.
Felipe abriu a porta do carro para que sua namorada entrasse.
Felipe abriu a porta do carro para que sua namorada entrasse.
h) Proporção
As orações subordinadas
adverbiais proporcionais exprimem ideia de proporção, ou
seja, um fato simultâneo ao expresso na oração principal.
Principal locução conjuntiva subordinativa proporcional: À
PROPORÇÃO QUE
|
Outras locuções conjuntivas
proporcionais: à medida que, ao passo que. Há
ainda as estruturas: quanto maior...(maior), quanto maior...(menor),
quanto menor...(maior), quanto menor...(menor), quanto
mais...(mais), quanto mais...(menos), quanto menos...(mais),
quanto menos...(menos).
Exemplos:
À proporção que estudávamos, acertávamos mais
questões.
Visito meus amigos à medida que eles me
convidam.
Quanto maior for a altura, maior será o tombo.
Lembre-se:
À medida que é uma conjunção
que expressa ideia de proporção; portanto, pode ser substituída por "à
proporção que".
Na medida em que exprime uma ideia de causa e equivale a "tendo em vista que" e só nesse sentido deve ser usada.
Por Exemplo:
Na medida em que não há provas contra esse homem, ele deve ser solto.
Atenção: não use as formas “à medida em que” ou “na medida que”.
Na medida em que exprime uma ideia de causa e equivale a "tendo em vista que" e só nesse sentido deve ser usada.
Por Exemplo:
Na medida em que não há provas contra esse homem, ele deve ser solto.
Atenção: não use as formas “à medida em que” ou “na medida que”.
i) Tempo
As orações subordinadas
adverbiais temporais acrescentam uma ideia de tempo ao
fato expresso na oração principal, podendo exprimir noções de simultaneidade,
anterioridade ou posterioridade.
Principal conjunção subordinativa temporal: QUANDO
|
Outras conjunções subordinativas temporais: enquanto, mal e
locuções conjuntivas: assim que, logo que, todas as vezes que, antes
que, depois que, sempre que, desde que, etc.
Exemplos:
Quando você foi embora, chegaram outros
convidados.
Sempre que ele vem, ocorrem problemas.
Mal você saiu, ela chegou.
Terminada a festa, todos se retiraram. (= Quando terminou a festa) (Oração Reduzida de Particípio)
Sempre que ele vem, ocorrem problemas.
Mal você saiu, ela chegou.
Terminada a festa, todos se retiraram. (= Quando terminou a festa) (Oração Reduzida de Particípio)
JOSÉ
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Carlos Drummond de Andrade.
Normas da
ABNT.
Alguns alunos acreditam
que é uma exigência sem necessidade, no entanto, se parar para pensar um pouco,
imagina a quantidade de trabalhos cheios de “florzinha”, “cachorrinho”,
“Corações” ele iria receber, sem contar a tipologia (fontes) usada em cada
trabalho, exemplos: Times New Roman, Comics Sans, Verdana, Helvétiva, Arial..
Fontes de todos os tamanhos e cores e por ai vai.
Usar as regras da
ABNT evita todos estes problemas, assim existe um padrão de fonte, cor, formato…
fazendo com que haja mais credibilidade nos documentos emitidos por alunos
e professores.
Um exemplo: Imagine
um advogado entregando um petição no fórum. Este documento também segue regras
específicas, jamais este documento poderia ser confeccionado com a fonte Comics
Sans, por exemplo.
Estrutura
Resumo
Introdução
Introdução
1) Capa
(obrigatório);
2) Contra-capa (obrigatório);
3) Folhe de Aprovação (obrigatória);
4) Dedicatória (opcional);
5) Agradecimentos (opcional);
6) Epígrafe (opcional);
7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
8) Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
9) Sumário (obrigatório).
2) Contra-capa (obrigatório);
3) Folhe de Aprovação (obrigatória);
4) Dedicatória (opcional);
5) Agradecimentos (opcional);
6) Epígrafe (opcional);
7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
8) Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
9) Sumário (obrigatório).
Algumas das regras
são referentes a o formato da capa, contra-capa, sumário, índice.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES QUANTO A NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO
Estas são as normas
ABNT 2012 padrão. Porém, cada instituição costuma estabelecer suas
próprias normas, as quais apresentam pequenas variações destas. A orientação é
que o acadêmico pesquise no site da instituição para se
informar das normas a serem seguidas. Minha orientação pessoal é a
de seguir o que o orientador mandar, pois a última palavra é dele.
NORMALIZAÇÃO ABNT 2012
As normas
da ABNT são uma só (vide acima), porém, cada instituição (ou mesmo
orientador), entende que ter normas próprias é mais apropriado. Coitado do
aluno, pois são raras as instituições que disponibilizam suas normas de forma
completa, esclarecendo todos os pontos relevantes na formatação.
Desta forma,
esclarecerei abaixo alguns pontos bastante comuns entre elas, ficando a
recomendação que, para ter certeza de estar fazendo da forma correta, submeta
em última instância ao orientador, a última palavra é dele (e torça para ele se
responsabilizar por ela):
Estrutura
do trabalho científico
Todo trabalho
científico conta basicamente com esta estrutura fundamental:
ESTRUTURA
|
|
ELEMENTO
|
OPÇAO
|
PARTE
EXTERNA |
PRÉ-
TEXTUAIS |
Capa
|
Obrigatório
|
Lombada
|
Opcional
|
||
PARTE
INTERNA
|
PRÉ-
TEXTUAIS
|
Folha
de rosto
|
Obrigatório
|
Errata
|
Opcional
|
||
Folha
de aprovação
|
Obrigatório
|
||
Dedicatória(s)
|
Opcional
|
||
Agradecimentos
|
Opcional
|
||
Epígrafe
|
Opcional
|
||
Resumo
na língua vernácula
|
Obrigatório
|
||
Resumo
em língua estrangeira
|
Obrigatório
|
||
Lista
de ilustrações
|
Opcional
|
||
Lista
de tabelas
|
Opcional
|
||
Lista
de abreviaturas e siglas
|
Opcional
|
||
Lista
de símbolos
|
Opcional
|
||
Sumário
|
Obrigatório
|
||
TEXTUAIS
|
Introdução
|
Obrigatório
|
|
Desenvolvimento
|
Obrigatório
|
||
Conclusão
|
Obrigatório
|
||
PÓS-
TEXTUAIS
|
Referências
|
Obrigatório
|
|
Glossário
|
Opcional
|
||
Apêndice(s)
|
Opcional
|
||
Anexo(s)
|
Opcional
|
||
Índice(s)
|
Opcional
|
Esta é a estrutura da ABNT para trabahos acadêmicos
normalmente solicitada pelas instituições de ensino
Estes são os espaçamentos e margens padrões ABNT
FORMATO
- Este é outro aspecto fundamental, e que deve ser seguido ao longo de todo o
trabalho
Formato
Оs textos devem ser
digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо utilizar оutrаs cоres sоmente
pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel branco оu reciclаdо, nо
formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis devem iniciаr nо
аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de
cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha
de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados
оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.
О projeto gráficо
é de responsabilidade dо autor dо trabalho. Recоmendа-se, quаndо digitado, а
fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho, inclusive capa, excetuаndо
se citações cоm mаis de três linhas, notas de rodapé, pаginаçãо, dаdоs
internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica), legendаs e
fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser em tamanho menоr e
unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs, deve-se observar tаmbém
um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem
Аs margens devem
ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.
Espacejamento
Tоdо о texto deve
ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se аs citações de mаis
de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs ilustrações e dаs
tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo, nоme
dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser
digitados em espaço simples. Аsreferências, ао finаl dо trabalho,
devem ser sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs
seções devem cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs
sucede pоr dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs
subseções devem ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois
espaços 1,5.
Nа folha de rosto e
nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о objetivo, о nome
dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо devem ser аlinhаdоs
dо meiо dа folha pаrа а margem direita.
Estas são as regras
da ABNT 2012 mais utilizadas na formatação da ABNT. O
ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras
da ABNT 2012 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.
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